Volta do Lago 2012

No dia 17 de junho, aconteceu a 9ª edição da Volta do Lago 2012, ultramaratona de 100 km que contorna toda extensão do belíssimo Lago Paranoá em Brasília. Coisa de gente grande. Para aqueles que não queriam se desgastar tanto, existia a possibilidade de correr "apenas" 55 km. No entanto, na minha opinião, o legal mesmo é formar uma equipe de revezamento. Este ano, assim como nos anteriores, era possível criar equipes com duas, três, quatro, seis ou oito pessoas.

No ano passado fizemos a corrida em um grupo de 8 pessoas e este ano repetimos a dose. Neste revezamento, além do prazer da corrida em si, podemos rever os amigos, ajudar os companheiros e desconhecidos, motivar as pessoas e nos divertir.


A corrida envolve uma logística especial de transporte e alimentação, visto que nos 14 trechos previstos a organização disponibiliza apenas hidratação. Cada equipe é responsável por posicionar os seus atletas no ponto de transição correto no momento exato. Essa logística é fundamental para a prova, pois qualquer erro ou atraso pode prejudicar e muito o desempenho do grupo. E este ano tudo funcionou perfeitamente.


A largada da prova foi no Eixão Sul na altura da quadra 102/103 Sul, em frente ao Banco Central. Como no ano passado a Maria fez questão de abrir e fechar a prova. E a abertura não poderia ser melhor. Maria fez assustadores 41:20 nos 9,4 km previstos no trecho, num ritmo de 04:23 min/km. Estou impressionado até agora com este tempo. Parabéns minha atleta preferida!




A Thaís, quem diria, fez dois trechos. No primeiro trecho dela, o 2º, ela seguiu um ritmo forte de 4:54 min/km entre a Concha Acústica e o Centro Olímpico (CO) da UnB. No outro, o 13º, ela mandou muito bem no trecho complicado entre o Pontão do Lago Sul e a Embaixada do Iraque. Estou muito orgulhoso de você, Thaís, que me disse antes da prova que não era capaz de fazer um pace abaixo de 5 min/km.

A Carol veio de uma lesão sofrida no Ecomotion (coisa de gente grande) e mesmo assim fez bonito nos trechos 3 e 10. Ou seja, nosso começo foi arrasador com o trio mais bonito da Volta do Lago 2012.


No quarto trecho, eu instalei um brinquedo novo no peito, uma câmera GoPro, e fui filmando o percurso. A filmagem ficou muito legal, pena que estou sem tempo para editar, mas um dia pretendo postar uma parte do vídeo. O visual é demais naquele lugar. O trajeto iniciava no novo pier construído às margens do Lago Paranoá no fim da L2 Norte e terminava no Parque Vivencial II no Lago Norte, passando por um trecho de cross country bem irado. Fiz um ritmo de 4:40 min/km e passei muita gente no mato.



O Marcelo fez o próximo trecho, o 5º, mesmo que fiz no ano passado entre o Parque Vivencial II e o Clube do Congresso. Ele cravou 44:36 min neste que foi o maior trecho da prova com 9,7 km, num ótimo pace de 4:38 min/km. Que brutalidade. E vê-lo correr dá a impressão que é tão fácil, mas não é mesmo.


O Pedro correu os trechos 6 e 11. No primeiro, nosso baterista preferido fez o trajeto entre o Clube do Congresso e o Deck Norte abaixo dos 5:00 min/km. No segundo, ele sentiu um desconforto no pé e cravou 5:20 min/km entre a Ponte JK e a Igreja Presbiteriana, na altura da QL 16. Imagina se ele estivesse 100%.


Fiz o trecho 7 entre o Deck Norte e o Piscinão do Lago Sul em 39:48, nada mal. Então foi a vez do estreante Cesário correr para o seu trecho, o 8º, entre o Piscinão e a ML 10. Foi uma grata surpresa ver o Cesário fazer um trecho curto de 5 km, porém com subidas fortes em 25:59. Foi show de bola! A Stella gelada depois foi merecida.


Em seguida o pior e mais temido trecho, o 8º, entre a ML 10 e a Ermida Dom Bosco, passando pela subida da Barragem do Paranoá. No entanto, felizmente nós tínhamos o Luciano que desde o início se prontificou a fazer este trecho. Assim como no ano passado, ele tirou de letra e nem suou. rs


E assim fomos até o final, revezando os atletas, ajudando uns aos outros, curtindo o tour pelo Lago Paranoá até a chegada após 8:33:35 na 22ª colocação.


Não poderia esquecer nossa mascote, a Júlia, filha do Marcelo e Carol, que é linda, inteligente, esperta e futura atleta. Ela e Maria formam uma dupla dinâmica e não se desgrudam. Quanta energia!



O patrocínio da Ascesa e do Bancoob foi a ajuda grande que faltava para que pudéssemos realizar nossas inscrições e alugar o nosso micro-ônibus. Assim pudemos direcionar nossa "vaquinha" para melhorar nossa hidratação e alimentação.


Outro grande presente do dia foi tirar muitas fotos ao lado do nosso herói, Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-maratonista, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e de ouro nos Jogos Pan-americanos de Winnipeg em 1999 e Santo Domingo em 2003. Um fato interessante é que o Vanderlei foi premiado com a Medalha Pierre de Coubertin, considerada uma honra elevadíssima atribuída pela Comitê Olímpico Internacional, após aquele abraço de urso do ex-padre irlandês durante a maratona de Atenas. Para você ter uma idéia, apenas ele e outros 10 atletas foram premiados com esta medalha. Entre eles o tcheco Emil Zatopek, famoso corredor já mencionado neste blog no post Dica de livro (3): Correr.






Ao final, a empolgação foi tanta que praticamente todos já confirmaram a participação para o ano que vem. Como o pessoal vem correndo distâncias maiores, será que no próximo ano faremos sextetos, quartetos ou trincas? Seja o que for, com esta galera eu topo qualquer parada.


2 comentários

Escreva comentários
Maria Matos
Autor
9 de julho de 2012 às 15:20 exclui

Esse relato retrata bem a nossa aventura de encarar a Volta ao Lago 2012.É sempre uma honra fazer parte dessa Equipe!!!Muito,muito obrigada por ser o nosso Capitão e o meu Corredor Apaixonado!!!

Responda
avatar
13 de março de 2013 às 21:46 exclui

Hehehehe.. só vi hoje. Muito obrigado meu amor.

Responda
avatar