Dica de livro (3)

Baseado em fatos reais, o livro Correr de Jean Echenoz narra a trajetória de Emil Zatopek, "A locomotiva", um homem tímido e sorridente que mudou a história das corridas de média e longa distância. O livro é emocionante e aos poucos vai contando os grandes êxitos e façanhas de Emil, desde as primeiras vitórias até sua consagração nas Olimpíadas de Helsinque. Muito interessante foi descobrir que em 31 de dezembro de 1953 ele esteve no Brasil e correu a corrida de São Silvestre, ganhando com facilidade.

Echenoz, autor premiado, não descreve apenas as grandes conquistas. Ele também conta as dificuldades enfrentadas por Emil, primeiro sob a ocupação nazista, depois sob o stalinismo e, enfim, uma nova e esmagadora ditadura comunista que fez de tudo para bani-lo do esporte.

Ao final de ler, o livro me fez refletir sobre a liberdade. Como é bom podermos ir e vir para onde quisermos e fazer o que gostamos de fazer: Correr. Recomendo.


"No início, é preciso insistir para que Emil comece a correr. Ele é um jovem pacato, que vive numa cidadezinha na Tchecoslováquia, com sonhos de se tornar químico numa fábrica de sapatos.

Emil não quer saber dos esportes. Mas para seu azar, a empresa de calçados decide organizar uma corrida a pé chamada Percurso de Zlin, e ele é convocado. Depois vem a Segunda Guerra. Com a ocupação nazista, ele é mais uma vez obrigado a participar de jogos cívicos. E, numa corrida de nova quilômetros organizada pelo Exército alemão, ele deixa para trás a maioria dos atletas arianos.

Um treinador percebe seu potencial; pessoas voltam a insistir. Emil finalmente se põe a correr. E nunca mais para. Alistado no Exército, começa a vencer todas as competições militares. Depois, as provas internacionais. Em seguida, consagra-se com três medalhas de ouro nas Olimpíadas.

Emil Zatopek, "A locomotiva", tranforma-se em um fenômeno, detentor de recordes em todas as categorias de média e longa distância. Celebridade, viaja a diversos países, inclusive ao Brasil, em uma passagem pela corrida de São Silvestre, em São Paulo.

Em Correr, o premiado escritor Jean Echenoz narra, com riqueza documental de detalhes, a improvável jornada desse homem comum, do anonimato à consagração, e a perseguição implacável pelo regime comunista, que fez de tudo para detê-lo."

2 comentários

Escreva comentários
8 de maio de 2012 às 12:55 exclui

Luiz o livro é bom e recomendo também eu já li e o livro tá rodando o Brasil, por iniciativa do meu amigo Ernani de COnselheiro Lafaiete - Minas que era dono do livro, me mandou o livro e disse para eu repassar o livro para todos os corredores e por isso está seguindo pelo Brasil de mãos em mãos pelos corredores acesse e veja o link abaixo:

http://www.jmaratona.com/2011/03/livro-correr.html

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Responda
avatar
12 de maio de 2012 às 01:25 exclui

Jorge, que pena que o seu livro não chegou até mim, porque eu esqueci o primeiro que comprei dentro do avião. Tive que comprar um segundo para terminar de ler.

O link que você me passou não está funcionando.

Bons treinos também.

Abraços,
Luiz.

Responda
avatar